Faça o atendimento online com um de nossos consultores e agende uma visita com horário reservado e exclusivo.
menu
Dia do Abraço

Dia do Abraço


O melhor lugar do mundo, de fato, é dentro de um abraço, e desde 2004, quando o australiano Juan Mann criou o movimento “Free Hugs”, o dia 22 de maio é anualmente dedicado a esse gesto.

O abraço demonstra diversos sentimentos como amor, carinho e cuidado. Trazendo a sensação de bem-estar e nos conectando com outras pessoas, mas poucos sabem que, além deste sentimento de felicidade repentina, os abraços oferecem vários outros benefícios para a saúde física e mental. Confira!

Diminui os riscos de doença cardíaca
O gesto tem o poder de reduzir os batimentos cardíacos e a pressão sanguínea, além de diminuir o risco de doenças cardíacas. Isso ocorre porque a pele possui uma rede de centros de pressão que ficam em contato com o cérebro por meio de nervos conectados a vários órgãos, inclusive o coração.

Libera o hormônio da felicidade
Dar ou receber um abraço é a forma mais simples de fazer o corpo liberar oxitocina, conhecida como o hormônio do amor e da felicidade. Ela aumenta os sentimentos de apego, conexão, confiança e intimidade e ajuda a curar a solidão, o isolamento e até a raiva.

Reduz o estresse, depressão e outras doenças psicológicas
A afeição física ajuda a atenuar nossas reações a situações estressantes e contribui para reduzir a depressão e ansiedade. Outro benefício é o fato de que abraçar alguém relaxa os músculos, ajudando a liberar e diminuir a tensão no corpo, deixando-nos mais calmos e relaxados.

Melhora a comunicação
Para quem quer investir na qualidade de um relacionamento, um abraço permite uma saudável troca de energia e carinho. Impulsionando a capacidade de compreensão e a afinidade. É uma ferramenta de comunicação que diz ao outro sobre o que você sente por ele.

Oferece proteção e autoestima
O abraço oferece sensação de proteção já que nos sentimos totalmente protegidos quando abraçamos alguém que amamos. Além de reduzir nossas preocupações e medos existenciais. Estudos também mostram que as sensações táteis dos abraços protetores que recebemos de nossos familiares na infância se mantêm no sistema nervoso quando nos tornamos adultos, e ajudam a aumentar nossos sentimentos de confiança, autoestima e amor-próprio.

 

Abraçar é partilhar sentimentos, carinho e conforto. Por um tempo, devido a necessidade do distanciamento físico, fez-se necessário evitar o compartilhamento e cumprimento com apertos de mãos, abraços e beijos. Hoje, com a vacina podemos retornar gradativamente a prática de gestos de afeição.

Mas lembre-se, estar vacinado é essencial para a prevenção da transmissão de doenças como o Covid-19, entre outras. Clique aqui e confira a cartilha de vacinação completa para todas as idades.

 

 

Compartilhe

Curta nossas páginas
nas redes sociais