Faça o atendimento online com um de nossos consultores e agende uma visita com horário reservado e exclusivo.
menu
Cartilha de Vacinação

Cartilha de Vacinação


 

A vacinação é uma das medidas mais importantes na prevenção de doenças, elas protegem o corpo contra vírus e bactérias que afetam seriamente a saúde.

A vacinação não protege apenas aqueles que a tomaram, mas ajuda também a comunidade como um todo, quanto mais pessoas vacinadas, menor a chance de qualquer pessoa contrair a doença.

O que são vacinas?

A vacina estimula o corpo a se defender contra os organismos que provocam doenças. Podem ser aplicadas por meio de injeção ou via oral. Quando a pessoa é vacinada, o corpo identifica a substância da vacina e produz uma defesa, os anticorpos. Esses anticorpos permanecem no individuo e impede que a doença ocorra no futuro, isso chama-se imunidade.

Rotina e Campanha

Para a eficácia da vacina, é importante que as pessoas procurem postos de vacinação com a frequência correta – nas idades recomendadas, de acordo com o  prazo recomentado pelo Ministério da Saúde, essa é a vacinação de rotina.
Também existem as campanhas de vacinação, como por exemplo contra a poliomielite e gripe, que acontecem anualmente.

 Calendário de vacinação para Crianças

E então... quais são as vacinas que as crianças devem receber?

De acordo com o SI – PNI (Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunizações) esse é o Calendário Básico de Vacinação da Criança:

Catilha de vacinação infantil

 

1) A primeira dose da vacina contra a hepatite B deve ser administrada na maternidade, nas primeiras 12 horas de vida do recém-nascido. O esquema básico se constitui de 03 (três) doses, com intervalos de 30 dias da primeira para a segunda dose e 180 dias da primeira para a terceira dose.

(2) O esquema de vacinação atual é feito aos 2, 4 e 6 meses de idade com a vacina Tetravalente e dois reforços com a Tríplice Bacteriana (DTP). O primeiro reforço aos 15 meses e o segundo entre 4 e 6 anos.

(3) É possível administar a primeira dose da Vacina Oral de Rotavírus Humano a partir de 1 mês e 15 dias a 3 meses e 7 dias de idade (6 a 14 semanas de vida).

(4) É possível administrar a segunda dose da Vacina Oral de Rotavírus Humano a partir de 3 meses e 7 dias a 5 meses e 15 dias de idade (14 a 24 semanas de vida). O intervalo mínimo preconizado entre a primeira e a segunda dose é de 4 semanas.

(5) A vacina contra febre amarela está indicada para crianças a partir dos 09 meses de idade, que residam ou que irão viajar para área endêmica (estados: AP, TO, MA MT, MS, RO, AC, RR, AM, PA, GO e DF), área de transição (alguns municípios dos estados: PI, BA, MG, SP, PR, SC e RS) e área de risco potencial (alguns municípios dos estados BA, ES e MG). Se viajar para áreas de risco, vacinar contra Febre Amarela 10 (dez) dias antes da viagem.

 Calendário de Vacinação Adolescentes*

Já para os adolescentes, o calendário a ser seguido, segundo o Ministério da Saúde é este:

Cartilha de vacinação adolescente

 

* Adolescente que não tiver comprovação de vacina anterior, seguir este esquema. Se apresentar documentação com esquema incompleto, completar o esquema já iniciado.

(2) Adolescente que já recebeu anteriormente 03 (três) doses ou mais das vacinas DTP, DT ou dT, aplicar uma dose de reforço. É necessário doses de reforço da vacina a cada 10 anos. Em caso de ferimentos graves, antecipar a dose de reforço para 5 anos após a última dose. O intervalo mínimo entre as doses é de 30 dias.

(3) Adolescente que resida ou que for viajar para área endêmica (estados: AP, TO, MA, MT, MS, RO, AC, RR, AM, PA, GO e DF), área de transição (alguns municípios dos estados: PI, BA, MG, SP, PR, SC e RS) e área de risco potencial (alguns municípios dos estados BA, ES e MG). Em viagem para essas áreas, vacinar 10 (dez) dias antes da viagem.

(4) Adolescente que tiver duas doses da vacina Tríplice Viral (SCR) devidamente comprovada no cartão de vacinação, não precisa receber esta dose.

(5) Adolescente grávida, que esteja com a vacina em dia, mas recebeu sua última dose há mais de 5 (cinco) anos, precisa receber uma dose de reforço.  A dose deve ser aplicada no mínimo 20 dias antes da data provável do parto. Em caso de ferimentos graves, a dose de reforço deve ser antecipada para cinco anos após a última dose.

Além dessas vacinas previstas no PNI, os adolescentes também têm direito a outra vacina, a do HPV. Podem ser vacinados: Meninas entre 9 e 14 anos e meninos entre 12 e 13 anos. Os postos de saúde oferecem essa vacina gratuitamente nesta faixa etária.

Adultos e Idosos

A partir dos 20 anos se inicia um novo ciclo de vacinas. Confira abaixo:

Cartilha de vacinação adulto e idosos

 

(1) A partir dos 20 (vinte) anos, gestante, não gestante, homens e idosos que não tiverem comprovação de vacinação anterior, seguir o esquema acima. Apresentando documentação com esquema incompleto, completar o esquema já iniciado. O intervalo mínimo entre as doses é de 30 dias.

(2) Adulto/idoso que resida ou que for viajar para área endêmica (estados: AP, TO, MA, MT, MS, RO, AC, RR, AM, PA, GO e DF), área de transição (alguns municípios dos estados: PI, BA, MG, SP, PR, SC e RS) e área de risco potencial (alguns municípios dos estados BA, ES e MG). Em viagem para essas áreas, vacinar 10 (dez) dias antes da viagem.

(3) A vacina tríplice viral - SCR (Sarampo, Caxumba e Rubéola) deve ser administrada em mulheres de 12 a 49 anos que não tiverem comprovação de vacinação anterior e em homens até 39 (trinta e nove) anos.

(4) Mulher grávida que esteja com a vacina em dia, mas recebeu sua última dose há mais de 05 (cinco) anos, precisa receber uma dose de reforço. A dose deve ser aplicada no mínimo 20 dias antes da data provável do parto. Em caso de ferimentos graves, a dose de reforço deverá ser antecipada para cinco anos após a última dose.

(5) A vacina contra Influenza é oferecida anualmente durante a Campanha Nacional de Vacinação do Idoso.

(6) A vacina contra pneumococo é aplicada durante a Campanha Nacional de Vacinação do Idoso nos indivíduos que convivem em instituições fechadas, tais como casas geriátricas, hospitais, asilos e casas de repouso, com apenas um reforço cinco anos após a dose inicial.

Reações

As vacinas podem causar reações leves, como febre, cansaço e vermelhidão no local. Isso ocorre pois está sendo estimulado o sistema imunológico do corpo humano.

E a Covid-19?

Hoje o Brasil conta com o Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19 – PNO, que tem como objetivo a contenção da pandemia.

As pessoas a partir de 5 anos de idade já estão aptas para receber a vacina contra a Covid-19 em todo o Brasil. Lembre-se de completar o ciclo vacinal para que a cobertura da vacina seja eficaz contra a doença.

 

Compartilhe

Curta nossas páginas
nas redes sociais