Faça o atendimento online com um de nossos consultores e agende uma visita com horário reservado e exclusivo.
menu
Dia Mundial do Livro

Dia Mundial do Livro


O Dia Mundial do Livro é uma data escolhida para incentivar a leitura, homenagear autores e refletir sobre seus direitos legais.

A leitura é muito importante para o desenvolvimento e crescimento intelectual do ser humano. Promover este hábito desde a infância pode trazer muitos benefícios que irão perdurar por toda a vida.


Como estimular e manter o hábito de ler entre as crianças?

Crie uma rotina de leitura
Assim como as outras atividades, o momento da leitura também necessita de uma rotina. Criar pequenas brechas no dia a dia para ler com calma é essencial para cultivar o hábito de ler.

Mas, lembre-se: a leitura deve ser introduzida de forma natural, não deve ser algo imposto. Sendo assim, leve em consideração a individualidade da criança, o tempo de atenção que ela consegue dedicar à leitura e respeite este limite.

Livros interativos
Livros interativos com pop-ups e espaços para colorir, podem ser tão divertidos quanto educativos. Desde cedo, crie o hábito de disponibilizá-los dentro da sua casa, mesmo para ser explorado como um brinquedo.

Perceba os assuntos que a criança se interessa
Esportes, reinos encantados, animais, culinária… é importante observar os assuntos que chamam mais a atenção da criança. Também pergunte sobre o enredo de cada história lida, assim você estimula habilidades linguísticas e de memória.

Promova correntes de troca de livros infantis
Assim como os seus responsáveis, os amigos e colegas de turma também são grandes influenciadores do hábito da leitura. Que tal criar uma corrente de troca de livros infantis? Assim, além de disponibilizar novos títulos à criança, ela também aumentará seu ciclo de discussões e argumentações.

Seja exemplo no hábito de ler
Você já deve ter escutado a frase: “Filho de peixe, peixinho é”, pois bem, as crianças se espelham em seus responsáveis. Por isso, além de ler para as crianças, é importante que os responsáveis também embarquem na leitura para estimular o mesmo entre os pequenos.

A paciência é importante
As crianças não precisam cumprir metas de leitura. É importante que se sintam livres para ler aos poucos, de acordo com a sua capacidade de compreensão e de prazer.
Para tornar o processo mais tranquilo, no início, procure alternar a leitura com a própria criança e lembre-se sempre: não deixe que a leitura se torne uma obrigação.

Utilize a tecnologia a favor da leitura
Principalmente entre as crianças mais velhas, os aparelhos eletrônicos podem “roubar” a atenção da leitura. Essa fase é natural e deve ser tratada com inteligência e bastante calma.
Procure estabelecer horários para os aparelhos eletrônicos e use a tecnologia a favor da leitura, por exemplo, criando uma biblioteca virtual no tablet, smartphone ou notebook.

Proponha passeios culturais
Estar em contato desde pequeno com outras propostas culturais é um fator importante para estimular a leitura infantil. Leve a criança para assistir peças de teatro, contações de histórias, musicais e apreciar exposições lúdicas de artes plásticas.

Espaço destinado à leitura

Ter um espaço próprio para leitura é essencial para se sentir estimulado e confortável com o hábito de ler. Você sabia que a Kazzas conta com algumas brinquedotecas equipadas com livros sem seus empreendimentos? Além de um espaço divertido e colorido que promove a leitura e a diversão!

Consulte os empreendimentos disponíveis.

 

Compartilhe

Curta nossas páginas
nas redes sociais