Faça o atendimento online com um de nossos consultores e agende uma visita com horário reservado e exclusivo.
menu
4 ingredientes que desperdiçamos mas podem ser aproveitados na cozinha

4 ingredientes que desperdiçamos mas podem ser aproveitados na cozinha


Como aproveitar o máximo dos alimentos e evitar desperdício

Prato colorido com legumes e verduras variadas. Foto de Nadine Primeau disponível em Unsplash.

Você gosta de cozinhar? Já parou para pensar na quantidade de lixo que produzimos ao descartar sobras e partes de alimentos como talos, folhas e cascas? Geralmente esses ingredientes são desprezados no preparo de receitas, mas são muito nutritivos e podem ser aproveitados de várias formas no cardápio.

Para ter uma vida mais saudável e inteligente, separamos uma lista de alimentos que normalmente vão parar no lixo mas deveriam ir parar no seu prato.

Casca de Banana

Cascas de bananas. Foto de Julia Kuzenkov disponível em Unsplash.

A banana é uma das frutas mais populares e fáceis de ser encontradas em qualquer época do ano. Sua casca, no entanto, é quase sempre descartada. O que muitos não sabem é que ela é um ingrediente muito versátil que pode ser usado tanto em receitas doces quanto salgadas.

Bolos, coberturas, brigadeiros e até rissoles podem ser preparados a partir das cascas da banana. A caponata de casca de banana verde pode ser servida como aperitivo acompanhada de torradas ou consumida como salada fria, veja a receita:

Caponata de casca de banana verde

Ingredientes:

  • Casca de 6 bananas cortadas em cubinhos (a casca deve estar totalmente limpa, sem aquele restinho de polpa que fica na parte de dentro).
  • 1 tomate grande cortado em cubinhos
  • 1 cebola cortada em cubinhos
  • 1 dente de alho bem picadinho
  • 1 berinjela cortada em cubinhos
  • Azeite de oliva
  • Sal a gosto
  • Pimenta a gosto

Modo de preparo:

Em uma panela refogue a cebola, o alho, as cascas de banana, a berinjela e o tomate. Adicione os temperos e pronto.

Deixe esfriar e já pode consumir.

Veja mais receitas preparadas com cascas de banana.

Folhas de couve-flor, beterraba ou brócolis

Folhas e talos de vegetais. Foto de Heather Barnes disponível em Unsplash.

Beterraba, brócolis e couve-flor são muito saudáveis, mas quando preparados da forma convencional para saladas ou refogados suas folhas sempre vão para o lixo. Então, o que fazer para evitar o desperdício?

Folhas e talos também são ricos em nutrientes que fazem bem ao organismo e podem ser usados em sucos e sopas, opções super saudáveis e leves para quem busca uma alimentação mais nutritiva e equilibrada.

As folhas da beterraba são ricas em ferro, vitamina K, cálcio, vitamina C e carotenóides que combatem os radicais livres e ajudam na prevenção de doenças e envelhecimento da pele. O bolinho de folha de beterraba leva ovos e farinha e é preparado no liquidificador. É uma receita simples e deliciosa que vai fazer você repensar o desperdício de todos esses alimentos hoje mesmo.

Leia a receita completa do bolinho de folha de beterraba.

Casca de maracujá

Fruteira com maracujás. Foto de Marcello Aquino disponível em Unsplash.

A polpa do maracujá é muito conhecida por seu efeito calmante, mas sua casca também é fonte de fibras e nutrientes que ajudam a diminuir o colesterol e equilibrar os níveis de glicemia. Para aproveitar essa fruta por completo é possível consumir a casca em forma de farinha adicionada em sucos e iogurte ou para quem não dispensa um docinho, pode se aventurar em uma receita de doce de casca de maracujá que leva também canela, água e açúcar. Veja a receita completa de doce de casca de maracujá.

Rama da cenoura

Ramas de cenoura. Foto de Oriol Portell disponível em Unsplash.

A cenoura está presente em muitas preparações da cozinha brasileira. Ralada na salada, refogada, no bolo ou no suco de laranja, sua cor e suas propriedades são bastante conhecidas, mas o que fazer com suas ramas?

As ramas desse tubérculo podem ser usadas como tempero para bolinhos ou tortas. Suas folhas delicadas se assemelham a salsinha e possuem até três vezes mais vitamina C que a própria cenoura.

Evitar a produção de lixo é mais simples e gostoso do que parece. Consumindo os alimentos por inteiro você faz um bem a sua saúde e ao planeta. Isso é ser consciente e a Kazzas está de portas abertas para um futuro mais sustentável. Veja as vantagens de escolher um condomínio completo para morar ou investir.

Continue acompanhando nosso blog para saber mais dicas de sustentabilidade e conhecer nossos empreendimentos.

Compartilhe

Curta nossas páginas
nas redes sociais