Faça o atendimento online com um de nossos consultores e agende uma visita com horário reservado e exclusivo.
menu
Freguesia do Ó, o 1º distrito da Capital paulista

Freguesia do Ó, o 1º distrito da Capital paulista


A região mais antiga da cidade de São Paulo, a Freguesia do Ó, se destaca pela história preservada e vista por todos ao andar pelas ruas. O nome Freguesia, vem do latim Filli Eclesiae, que significa Filhos da Igreja e abriga, atualmente, estabelecimentos tradicionais como a Pizzaria Bruno (desde 1939), o restaurante FrangÓ (desde 1987), além da Escola de Samba Rosas de Ouro (heptacampeão do carnaval paulistano).

 

A história do bairro começa em 1580, ainda com o nome de Citeo do Jaragoá,  com a chegada do bandeirante Manuel Preto, junto com a sua família e índios escravos, que começou a construção de sua fazendo às margens do Rio Tietê.

 

O local era utilizado para descanso dos viajantes que ali passavam em busca de ouro no Pico do Jaraguá. Além disso, se transformou em um pólo de cana-de-açúcar, tendo até um alambique, que produzia a Caninha do Ó.

  

Naquela época, nomear um bairro, de Freguesia, fazia sentido, pois em geral, as vilas e bairros eram sempre constituídos ao redor de uma igreja. Vale dizer que, inicialmente, todos os bairros de São Paulo eram chamados de “Freguesia” e, apenas a Freguesia do Ó, manteve essa nomenclatura.

 

Manuel percebeu que todos os moradores precisavam se deslocar até a Sé para as missas, e a locomoção não era fácil. Diante disso, construiu uma capela em sua fazenda, dedicando essa igreja à Nossa Senhora da Expectação.

 

O nome Freguesia do Ó está intimamente  ligado com a igreja, pois há um cântico religioso, onde seus versículos cantados (chamados antífonas) pronunciam o Ó nas invocações (são sete frases todas iniciadas com Ó).

 

Diante disso, a igreja passou a ser conhecida como Nossa Senhora da Expectação do Ó, depois Senhora do Ó e o nome do bairro passou a ser oficialmente chamado de Freguesia do Ó. A denominação de "Freguesia" foi dada ao bairro a partir de um decreto da rainha de Portugal, Dona Maria I, em 15 de setembro de 1796.

Em 1960 foi inaugurada a Ponte da Freguesia, substituindo uma ponte de madeira antiga e facilitando o acesso.

 

No mesmo período, o distrito teve um boom demográfico. Em 1940 tinha 13 322 habitantes; em 1950, 51 012; e em 1960, 133 712 pessoas. Atualmente, além do bairro da Freguesia do Ó, o distrito possui uma população de 264.000 habitantes, e é formado por pelo menos 64 outros bairros.

 

Aproveitando esse bairro histórico e com uma ótima qualidade vida, repleto de opções de lazer e transporte, a Kazzas oferece três empreendimentos completos na região.

 

O Fábula Freguesia, se encontra na Rua Cândida Franco de Barros, 97, está na fase final, com 97% das obras concluídas, e oferece apartamentos de 42m² e 46m², com 2 dormitórios. Além disso, as área comum possuem salão de festa adulto e infantil, academia, piscina, churrasqueira, salão de jogos, espaço gourmet, playground, churrasqueira e diversos outros diferenciais Kazzas.

 

Já o KZ Vision Freguesia, está em fase de lançamento e será construído na Rua Barnabé Coutinho, 457. O empreendimento terá apartamentos de 1 e 2 dormitórios. Além dos espaços na área comum, como piscina, churrasqueira, quadra esportiva, salão de festas, coworking e pet place, o KZ Vision Freguesia oferecerá, também, aos moradores, os diferenciais sustentáveis da Kazzas, como horta coletiva e bike elétrica.

 

Em breve, a Kazzas vai lançar o KZ Next Freguesia, que será construído na Av. Elísio Teixeira Leite, 1585. O empreendimento terá apartamentos de 1 e 2 dormitórios e, nas áreas comuns, vai oferecer piscina, churrasqueira, playground, salão de festas, coworking e pet place. Além disso, o KZ Next Freguesia terá, também, os diferenciais sustentáveis da Kazzas, como horta coletiva e bike elétrica.

 

Gostou da matéria?!

Acompanhe o nosso blog e redes sociais e fique por dentro dos empreendimentos da Kazzas, além de assuntos relacionados a construção e bem-estar.

Compartilhe

Curta nossas páginas
nas redes sociais